sábado, 6 de março de 2010

Horizonte (Até Onde Vai a Estrada - ? -)



Dizer que as aparências enganam é um eufemismo para expressar a incapacidade dos nossos olhos, tão breves e tão definitivos.
Não enxergamos além daquilo que os olhos mostram. Nunca. Por mais que saibamos que a história do livro é perfeita, uma capa ruim extingue qualquer vontade de lê-lo. Esteja a comida com o melhor tempero do mundo, a atração primeira é relacionada diretamente à visão, não ao paladar.
Somos humanos, errantes por conseguinte, alunos por natureza. E nossa missão, acima de qualquer desafio ou pedra no caminho, é aprender que a importância de um olhar oportuno é absurda e que, em contrapartida, um olhar impróprio é fatal - no sentido mais destrutivo que se queira ou possa admitir.
Os olhos são as janelas da alma sim; mas são as portas de abismos tão insaciáveis... ignorância, preconceito, falácias...
Tanto clichê para construir uma reflexão tão inútil. É de se pensar nas vezes que a felicidade vem à nossa porta, se dá o trabalho, bate... e a recusamos, por sermos incapazes de ver além do que se vê!



As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras. Friedrich Nietzsche

Um comentário:

Camila disse...

"O essencial é invisível aos olhos"

o pequeno príncipe