terça-feira, 29 de novembro de 2011

Inside is no difference.



Da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988:

Título II - Capítulo II - Dos Direitos Sociais:
Art. 6º
São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Título II - Capítulo I - Dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos:
Art. 5º
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:
I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;
III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;
X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;


Não consigo acreditar que ainda existem pessoas que acham que "lutar por direitos iguais" é a solução. Todos temos direitos - e deveres - iguais. Lutar nunca foi o caminho para resolver conflitos e é, no mínimo, absurdo saber que isso não está claro.
Eu discordo da maneira como algumas pessoas vivem em vários sentidos e a recíproca é verdadeira, mas isso não determina que uma das duas partes tem que prejudicar ou conviver com a outra. É aquela velha história de "gregos e troianos", impossível que todos saiam satisfeitos.
Igualdade é muito mais do que cotas sociais e raciais, programas de auxílio como bolsas do governo, ditaduras de aceitação de afeto homossexual em público. As pessoas precisam ser mais solidárias, especialmente com os ideais das outras, julgar menos e dar antes de pedir. Aceito lutas: contra o desmatamento, o tráfico, o desperdício. Prefiro defender um mundo com água para os filhos que eu posso adotar do que exigir a discriminação de direitos que - por serem tão gerais - não podem ser mais igualitários.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ηurrah, that's what I was looking for, what a stuff! present here at this blog, thanks admin of this web site.

Feel free to visit my homepage - green smoke coupon

Anônimo disse...

Hey therе, You have done a fantastic job. I'll definitely digg it and personally suggest to my friends. I am confident they'll bе benefitеd from this sіtе.


Look into mу web site - e Cigs coupons

Anônimo disse...

Неllo all, herе eveгу one iѕ shаring thesе
kіnԁs of knοw-hоω, therefore
іt's good to read this weblog, and I used to visit this blog daily.

Feel free to visit my weblog: 10 minute workout