segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

De Novo.



Do lado de fora, a chuva foi pesada.
Cada passo que deu não deixou marca e a estrada de volta não foi familiar como pensou.
As gotas tilintaram na grade da janela e a água correu no chão.
Lutar para reinventar a vida nova exigiu-lhe muito mais do que supôs.
Os barulhos se misturaram com a música que ouviu.
Perdida num meio, demorou na decisão do rumo que tomou e abandonou as malas.
Olhou pelo vidro; o céu vermelho; sorriu.
Viver tornou-se mais prazeroso cada vez que ela soltou a mão de um de seus fantasmas.
A música ficou mais agitada; os olhos brilharam; dançou.
A tempestade que a impedira de sair antes não foi vista com maus olhos. Anoiteceu e ela sorriu e dançou e pensou em seus amigos, em suas conquistas, em tudo que viveu no ano - bom ano.
As nuvens encobriram a lua nova, mas ela brilhou insistente.
O sorriso foi pleno, o movimento foi simples, a vida foi boa.
Meia-noite, Ana. Ainda é.


É como quem já tivesse atravessado um rio, deixando tudo na outra margem...Tudo sim, tudo mesmo! Porque, embora nesse tudo se incluam algumas ilusões, a alma está leve, livre, numa extraodinária sensação de alívio, como só se poderiam sentir as almas desencarnadas. (...) Atirei-me, pois, metaforicamente, pela janela do tricentésimo-sexagésimo-quinto andar do ano passado. Morri? Não. Ressuscitei. Que isto da passagem de um ano para outro é um corriqueiro fenômeno de morte e ressurreição - morte do ano velho e sua ressurreição como ano novo, morte da nossa vida velha para uma vida nova.
Mário Quintana.

2 comentários:

SAMUEL disse...

Oi Fernando!

eu cheguei a olhar seu blog quando sua irmã comentou comigo já faz um tempinho; numa outra conversa estávamos comentando sobre coisas randômicas, projetos e tal e ela novamente falou de seu blog. Como são as coisas, resolvi passar para rever aconselhado novamente por sua irmã e me deparo com esse fragmento e nele vi traduzido em palavras o que estava apenas sentido! Bom, eu sou o Samuel, primo da Tamires e do Paulo José, almoçamos ontem! hahaha!! Legal revê-lo, lhe desejo um novo ano excelente!! Agora vou passar com mais frequência, foi bom ler seus textos! Abraço!
Samuel.

Mateus Oliveira disse...

Seus textos são ótimos. Não me lembro como achei, por acaso, em algum dia de grandes tristezas, medos e fuga de mim mesmo. Então, de lá para cá venho acompanhando. Estou fraco, estou colocando em xeque meus valores, meus ideais, meus sentimentos. Pensei: será que estou errado em pensar assim sobre a vida e sobre o amor? Será que sou infantil? Um romântico deslocado? Existem pessoas assim? Escravo da sensação. Então... então encontrei seu blog, suas ideias vivas, alguém que fala mas não está morto. Fiquei mais aliviado. O primeiro que li foi "bem-me-quer". Enfim... enfim. Abraços!