sexta-feira, 12 de junho de 2009

12 de junho



Na Roma Antiga, durante o governo do Imperador Claudio II - conhecido como "o gótico" -, foi proibida a realização de casamentos. O objetivo era formar um grande e poderoso exército e o Imperador acreditava que, sem família, os jovens teriam mais facilidade em se alistar. Contudo, um bispo, cujo nome era Valentim, continuou, em segredo, a celebrar casamentos. Infelizmente a prática foi descoberta, ele foi preso e condenado à morte.

Enquanto esteve preso, o bispo recebeu flores e cartas de jovens dizendo que ainda acreditavam no amor. Entre as pessoas que o fizeram, estava uma jovem cega chamada Asterias. Filha do carcereiro, ela conseguiu visitar Valentim com permissão do pai. Os dois acabaram apaixonando-se e, milagrosamente, Asterias recuperou a visão.

O bispo foi decapitado em 14 de fevereiro de 270. O dia é a festa de São Valentim e é considerado em muitos países como o dia dos namorados. Antes de morrer, Valentim deixou uma carta para Asterias com a assinatura: "de seu Valentim", expressão ainda hoje utilizada por casais apaixonados ou por pessoas que querem se manter anônimas.

Há versões que indicam que Valentim era um padre, outras, um bispo. Adotei bispo porque era o que se dizia na maior parte das fontes.

No Brasil, a comemoração do dia dos namorados é hoje, véspera do dia de Santo Antônio - considerado casamenteiro, porque, diz-se, atuava como psicólogo e era ótimo em reconciliar casais.



Eu tô solteiro, tá, gente?!

Um comentário:

Anônimo disse...

assim fernado vc ta alone
jdfhjkhjkhfkjhaksjdfhajs